Na véspera do Natal, a lutadora brasileira Cris Cyborg recebeu uma notícia desagradável. Tudo porque ela foi notificada pela USADA (Agência Antidoping Norte-Americana) referente a possível violação à política fora das competições ocorrida dia 05/dezembro.
A informação espalhando rapidamente e numa rede social Cris Cyborg se explica sobre notificação envolvendo doping a todos os seus fãs das artes marciais mistas. Veja abaixo o texto:
Eu fui notificada hoje por USADA de uma violação potencial que deriva de uma amostra fora da competição coletada dezembro 5 2016.
A USADA é um administrador independente da política antidoping do UFC e será responsável pela revisão e qualquer sanção se imposta.
Chamou-me a atenção que a minha amostra recente continha uma substância proibida conhecida como espironolactona. A substância é parte de um tratamento terapêutico que me foi administrado por um médico que começou a 26 de setembro e é suposto para durar por um período de não menos de 90 dias, exigindo exames de sangue na conclusão. Além do tratamento administrado pela Dr. Ulyssea M Da CO Pinto (CRM-PR19062 / CRM-RJ 30150-9 / CRM SC 2740 / CRM -RO 2630) recebi uma suspensão médica por ela não entrar em competição estilo Treinamento ou práticas de corte de peso durante o período de recuperação. É por essas razões que eu recusei a luta UFC 11 de fevereiro de 2016 para o primeiro cinturão de 145 libras.
Tenho orgulho de ser membro da USADA e foi a primeira lutadora a completar 1 ano de testes nos programas da USADA antes de competir na competição do UFC.
Fui testado 14 vezes desde que entrei no programa, duas vezes no quarto trimestre de 2016 e nunca tive uma amostra marcada.
Minha Dra. é experiente com testes de USADA e informou-me que não havia nenhuma etapa adicional necessária para a aprovação com os tratamentos associados dados a mim que seguem minha luta de UFC Brasilia.
Estamos a cooperar plenamente com a USADA neste momento e já iniciaram o processo de candidatura a uma isenção retroactiva de utilização terapêutica.
Para os meus fãs que estão desapontados com as notícias, lamento.
Você pode se sentir confiante de que a substância que eles estão perguntando sobre não é para melhorar o desempenho uso, e é necessário para os meus tratamentos específicos. (Códigos médicos internacionais CID E 87.6, CID 87.8, CID E 44.0, CID N 83.2, CID 115.9, CID Z73.3 CID E 06.3) Sinta-se confiante de que sou um atleta limpa.
É minha esperança que minhas experiências continuarão a trazer a consciência aos perigos do extremo corte de peso. Eu cortei peso 3 vezes em 8 meses durante 2016 competindo duas vezes em 140.
Aos 31 anos, Cris Cyborg possui o cinturão do Invicta FC e lutou duas vezes pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) apenas nesta temporada, ambos enfrentamentos realizados no Brasil.







Merab Dvalishvili
Petr Yan
Alexandre Pantoja
Joshua Van
Brandon Moreno
Tatsuro Taira
Henry Cejudo
Payton Talbott
Jan Blachowicz
Bogdan Guskov